top of page
Buscar
  • Foto do escritorDanilo de Albuquerque

Caiu no golpe dos "nudes"? Saiba o que fazer

Atualizado: 30 de dez. de 2022


Você recebeu fotos íntimas de uma suposta adolescente e agora estão exigindo dinheiro para não levarem o caso adiante? Pois bem. Milhares de pessoas estão passando por isso. Trata-se do “golpe dos nudes” (ou “golpe da novinha”), e eu vou lhe explicar como fazem isso e qual atitude se deve tomar caso você tenha sido vítima desses golpistas.


1. Os criminosos criam falsos perfis de meninas nas redes sociais e entram em contato com homens mais velhos, geralmente casados, pais de família, envolvidos com sua comunidade ou até mesmo membros de igrejas. Ganham a confiança desses homens e conseguem contato por WhatsApp. Induzem esses homens a enviarem fotos de seu próprio corpo (nudes) para que a “falsa novinha” lhe envie também as suas. Depois que o falsário envia as fotos da menina, bloqueia-se o homem, que será uma futura vítima de extorsão.


2. Depois disso, uma outra pessoa entra em contato com o homem (vítima do golpe), alegando ser pai da menina, advogado criminalista ou até mesmo um delegado. Obviamente, são perfis falsos. Os golpistas digitam no google, por exemplo, “advogado criminalista”, ou “delegado na cidade tal”, printam fotos do perfil público desses profissionais (conseguem inclusive o número da OAB do advogado, já que essa informação é pública) e criam perfis falsos no WhatsApp para tentar se passar por esses profissionais. Eles dizem que a suposta menina passou por transtornos psicológicos por conta dessas fotos enviadas, dizem que ela quebrou objetos de valor em casa e que agora querem um dinheiro para “reparar esse dano” sem que precisem recorrer a procedimentos oficiais, como instauração de inquéritos ou processos judiciais. Ameaçam mostrar o conteúdo das conversas para os familiares, para a igreja, enfim… vão fazer uma tortura mental na vítima. É óbvio que um advogado ou um delegado de verdade jamais lhe pediriam dinheiro. Isso é completamente absurdo. Por isso, NÃO TRANSFIRA NENHUM VALOR.


Não se assuste se eles tiverem o seu endereço, o número dos seus documentos, dados de familiares e amigos próximos e outras informações que você julgava serem inacessíveis. Existem softwares, hoje em dia, que conseguem esses dados com facilidade.


Algumas organizações criminosas até simulam ambientes de delegacia, filmagens da suposta mãe da menina fazendo denúncia ou dizendo que aceita um “acordo” e mais um monte de barbaridades, que só vendo para acreditar.


Caiu nesse golpe? O que fazer?


Primeiramente, bloqueie o número e denuncie ao WhatsApp. Isso pode não funcionar de imediato, pois essas organizações criminosas possuem diversos telefones e podem continuar incomodando você. Mas isso já dificulta bastante a atuação dos golpistas. Bloqueie quantos números forem necessários. Não responda. Se quiser, pode dizer que foi à Polícia e já lhe informaram que existe uma quadrilha que vem dando esses golpes e está prestes a ser desmantelada (e está mesmo). Eles vão xingá-lo e provavelmente vão esquecê-lo. Ninguém vai à sua casa. Eles querem procurar outras pessoas que caiam no golpe.

Se você tem uma parceira, abra o jogo com ela. Diga que você foi vítima de um crime. Seja sincero.


Você pode ser acusado de alguma coisa?


Você foi vítima de um crime, não autor. Não havia nenhuma adolescente do outro lado. Havia um golpista mandando fotos sabe-se lá de quem. Apenas uma dica: se por acaso essas fotos, mesmo que não sejam da suposta menina, forem de uma adolescente/criança (mesmo que não identificada), apague imediatamente essas imagens. Você não pode ficar com isso armazenado no seu telefone, muito menos repassar.


Às vezes você pode sentir vergonha de registrar um boletim de ocorrência na delegacia. É normal. Mas saiba que quanto mais informações a polícia tiver, mais rapidamente essa quadrilha será derrubada. Mas lembre: você foi vítima de um crime, e não autor. Se mesmo assim se sentir inseguro, procure um advogado de confiança.


Se você quer apenas deixar de ser incomodado e esquecer esse episódio, faça isto: bloqueie todos os números que entrarem em contato. NUNCA TRANSFIRA NENHUM VALOR. Logo eles o deixarão em paz. Dê um tempo das suas redes sociais e abra o jogo com sua família.


Um abraço.

352 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page