Buscar
  • Danilo de Albuquerque

Como se comportar durante uma abordagem policial no trânsito?


Se pedirem, apresente a sua carteira de habilitação e documento do veículo. Se não os tiver, informe seu nome completo e, se lembrar, o número do seu RG ou CPF.


Os policiais poderão revistar você e o seu carro, mas apenas quando houver indícios de crime, como, por exemplo, porte ilegal de arma ou de drogas ilícitas.


Você tem o direito de saber o nome do policial e o porquê da abordagem. Se forem feitas perguntas impertinentes (de onde veio, para onde vai, se tem “passagem” pela polícia), ou que o possam complicar, você não é obrigado a respondê-las. Não seja agressivo. Apenas explique que usará seu direito ao silêncio.


Se os policiais desconfiarem de que você esteja drogado ou alcoolizado, não poderão obrigá-lo a soprar bafômetro, mas poderão levá-lo para a delegacia, desde que existam sérios indícios disso (fala embaralhada, cheiro de álcool etc.).


O policial não o pode xingar, muito menos lhe bater. Se isso acontecer, filme tudo com o celular e, assim que possível, entre em contato com um advogado. E já que falei do celular, saiba que você não é obrigado a fornecer a senha para o policial. Ele não pode invadir sua privacidade, acessando suas mensagens, e-mails etc. Se você estiver em flagrante, o celular pode ser apreendido, mas, para acessar as mensagens, o delegado deve pedir a quebra de sigilo à Justiça.


Um abraço, e até a próxima.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo